MEMBRO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DAS FUNDAÇÕES GURDJIEFF - IAGF

Jeanne de Salzmann

"As Danças Sagradas - Movimentos - A arte de transmitir um ensinamento sem palavras."
O ensinamento de Gurdjieff é composto principalmente por duas categorias: o intercâmbio em grupo sobre a tomada de consciência de si, os exercícios interiores e a sensação. Conjuntamente àquele das Danças Sagradas chamadas Movimentos, que são a aplicação deste ensinamento pelos exercícios interiores a serem realizados ao mesmo tempo com as atitudes, posturas, ritmos e deslocamentos.
Estes movimentos são compostos de várias sequências de posições, atitudes assimétricas, ritmos, contagens, palavras, tudo a ser realizada simultaneamente de forma muito rigorosa.
Para realizá-los, é necessária uma atenção consciente e voluntária. Este foco é desenvolvido através da disciplina, e uma profunda determinação, bem como o controle do corpo, do sentimento e do pensamento.
Existem diferentes séries: posturas hieráticas, figuras geométricas, orações, danças, dervixes. Vários exercícios incluem palavras.
Estes movimentos são executados por um grupo de pessoas dispostas em filas e colunas. Cada pessoa realiza posições complexas assimétricas, muito precisas, específicas para cada parte do corpo, até a ponta dos dedos, com contagens diferentes para cada uma e um ritmo que lhe é próprio. Há deslocamentos, intermédios diferentes, aninhados uns dentro dos outros.
Uma música criada por Gurdjieff para cada um desses movimentos, dá o ritmo e a melodia que os caracteriza. Thomas de Hartmann compôs uma adaptação para o piano, sob a supervisão de Gurdjieff.
Executados em sua composição completa, esses exercícios produzem uma mudança na circulação do sangue, no ritmo respiratório e na oxigenação no cérebro. Manter tudo ao mesmo tempo e em movimento, provoca um estado de lucidez, um estado de presença consciente, E cria uma relação consigo mesmo mais real.